quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fusca Itamar

Boa Noite Sras e Srs!

Hoje começarei uma série de postagens sobre os modelos de fusca que fazem parte do FUSQUINTA!

Começaremos do mais novo para o mais antigo, então apresento-lhes uma breve história do fusca Itamar.

Em 1992, o Brasil vivia uma época de recuperação política e econômica. O Governo do presidente Collor havia liberado as importações de carros, pois segundo ele os veículos nacionais eram verdadeiras carroças. Pouco depois veio o impeachment e o então vice-presidente Itamar Franco assumira interinamente a presidência, até 1995.

Itamar buscava algo que marcasse sua passagem pelo Planalto e foi achar a saída logo no Salão do Automóvel de São Paulo de 92, poucos dias após sua posse como presidente, em 2 de outubro, uma de suas primeiras aparições públicas. Na mostra automotiva, Itamar ficou inconformado ao perceber que o veículo mais barato em exposição custava o equivalente a US$ 23 mil. Nascia ali a ideia da marca do Governo Itamar Franco: um carro popular, que pudesse ser adquirido pela classe média, tão popular quanto o Fusca, que havia deixado de ser produzido no Brasil em 1986.

São conhecidas algumas versões sobre a volta do fusca, uma seria a necessidade de um carro realmente popular. Outra versão era que Itamar queria agradar sua ex-namorada, que possuia um exemplar 1981, e uma terceira falar que seria um capricho que Itamar Franco, que impossibilitado de comprar um Fusca, pediu a volta da fabricação do modelo.
                             

Na imprensa e na própria Volkswagen, poucos davam credibilidade ao retorno do Fusca. Assim que a volta do modelo foi anunciada, a mídia alfinetou, dizendo que o carro era ultrapassado, inseguro e incompatível para aquele momento, em que o Brasil já recebia os carros mais modernos do mundo por causa da liberação para a entrada dos importados desde o Governo Collor. A matriz da Volkswagen, na Alemanha, também não viu com bons olhos e considerou a volta do Fusca apenas uma edição especial. A sede brasileira tratava o assunto como uma sugestão do presidente Itamar Franco.
                              
Relampago verde na linha de montagem

Mesmo com inúmero problemas com as fábricas e maquinários, em 23 de agosto de 1993, Itamar Franco reinaugurou a linha de montagem do Fusca na fábrica de Anchieta, da Volkswagen. Na cerimônia, Itamar usou um Fusca conversível, feito especialmente para a ocasião. Na unidade fabril eram montados 100 Fuscas por dia.
                               
As vendas do Fusca Itamar só despencavam pelo fato de ter o preço muito próximo de carros mais evoluídos. Em 1996, Itamar Franco já não era mais presidente, o plano real, criado por ele, já completava dois anos e o Fusca, ainda em linha, tentava sobreviver no mercado pelo preço de R$ 8,7 mil, bem próximo dos outros modelos considerados modernos.

Em 28 de junho de 1996, o Fusca sai de linha no Brasil, de forma discreta, deixando a comemoração por conta apenas da série Ouro para as últimas 1,5 mil unidades. A edição de despedida do Besouro trazia o revestimento interno esportivo usado no Pointer Gti, novos mostradores de fundo branco, faróis de neblina e lanternas traseiras fumê. Nos três anos de vida do Fusca Itamar, foram produzidas pouco mais de 46 mil unidades.

E uma dessas 46 mil unidades faz parte do FUSQUINTA!
Algumas fotos do Relâmpago verde 1994:


Um abraço e até logo!

Duda.

fonte: jornalonorte.vrum.com.br

5 comentários:

  1. opaaa...

    Agora senti firmeza...
    haha

    AbraçoO!!!

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  2. Acho que achamos o cara eu vai postar o ano inteiro!!
    haha

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  3. GIGAAAANNTEEEEEEEEEE!!!!!

    Esse blog ta ficando cada dia melhor...!!!!

    Obrigado pela Honra de ser o Relampago á abrir serie...

    Abraço

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  4. Tá bom! pode escalando o do próximo mês ai, mas sempre que der vontade posto algo...

    Abraço.

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  5. Adorei a foto com o Fusca na linha de montagem.

    Show!!!!

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